quarta-feira, 9 de novembro de 2011

COMO PREPARAR UMA BOA AULA PARA AS CRIANÇAS DA EBD?


COMO PREPARAR UMA BOA AULA PARA CRIANÇAS NA EBD? Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele - Provérbios 22.6 A resposta é: ame-as, e você estará apto a ser um bom mestre! Se você tem amor pelas crianças, saberá usar sua criatividade, e realizar atividades condizentes com a idade delas. Procure sempre ser alegre nas aulas e tratar a elas com carinho, respeito e consideração. Elas vão retribuir! Utilize recursos didáticos: Coros relacionados com o ensino bíblico, de forma a fixar a lição. Atividades simples (como dobraduras, pintura, pequenos exercícios) Ensine oração para as crianças (você fala, elas repetem). Cartazes e outros recursos visuais (veja a seção de fantoches). Memorização do versículo bíblico. Quanto ao que ensinar – ensine a Bíblia! Observo que não sou contra contar estórias para crianças na EBD (especialmente os pequeninos – abaixo de 5 anos), mas o ideal é relatar e ensinar sempre assuntos diretamente relacionados à história bíblica. Comece ensinando Gênesis (a criação, a queda, etc.), seguindo uma seqüência lógica. Em datas especiais (Natal, Páscoa, etc.) ensine a relação do evento com a Bíblia. Uma dica preciosa: não se preocupe em ensinar demais, fatos, números, detalhes, etc. Ensine objetivamente, uma coisa de cada vez, reforçando o tema. Ore, pedindo sabedoria no ensino. Ame seus alunos, crie um ambiente propício para o aprendizado na classe e você será um (a) bom (a) professor (a)! A AULA BÍBLICA A execução do ensino é uma tarefa de responsabilidade do professor, a ser feita com dedicação e amor. Afinal, você está lidando com pessoas a quem Deus muito ama! Basicamente, a aula bíblica é composta das seguintes etapas: 1. PREPARAÇÃO DO PROFESSOR Separe tempo, na semana anterior à classe, para: - Oração - Leitura da lição - Fixação dos objetivos da aula - síntese do que o aluno aprenderá – Exemplo: Aula sobre o valor da oração Síntese do ensino – a oração é importante porque é um recurso que Deus nos dá para nosso crescimento e vitória espiritual. Aplicação prática: levar o aluno a orar, diariamente. - Preparação da aula em si (recursos didáticos, interações com os alunos, planejamento da aula) – buscando despertar o interesse do aluno e motivá-lo para a aprendizagem. 2. NA CLASSE: O professor precisa chegar com antecedência de 15 minutos, para prepara os materiais e ajustar o local (arrumação de cadeiras, ventilação, iluminação, etc.). Ao entrarem os alunos, postado á porta, cumprimenta-os pelo nome e mostra satisfação em que eles tenham vindo. Anota os nomes dos presentes e, se houver visitantes, nome e endereço. A seguir, no horário exato, inicia a aula com uma oração. Então procede com a aula propriamente dita: 1. Leitura Bíblica É o texto bíblico no qual se baseia a história da lição. A leitura sempre é recomendada, mesmo que depois o professor conte a história posteriormente. Caso a leitura seja longa, e os alunos de pouca idade, pode-se abreviar ou lê-la de modo dinâmico (exemplo: se há 2 personagens, o professor e um aluno escolhido lêem responsivamente o trecho da fala respectiva a cada personagem). 2. Apresentação do tema ou da história Pode-se iniciar a aula com perguntas sobre o texto, o com uma explanação direta sobre o mesmo. Caso a aula seja sobre história bíblica, sugere-se utilizar figuras ou outros recursos para tornar atraente o ensino. É importante o professor ter em mente que esta não é somente a hora de se contar uma história, mas sim o momento de transmitir ao aluno as verdades divinas. 3. Ponto de Contato - Aplicação da Lição É o momento de fazer um fechamento do assunto ou da história bíblica, destacando lições que se apliquem ao dia-a-dia e à faixa etária de seus alunos. Também, você pode aproveitar para avaliar o que aprenderam fazendo perguntas aos seus alunos. 4. Atividades É hora de usar a revista do Aluno, caso houver. O professor deve dar muita atenção ao aluno nesta fase. É neste momento que ele vai dar o retorno de tudo o que aprendeu e você, professor, poderá avaliar, também, seus procedimentos didáticos e, quem sabe, se for o caso, reestruturá-los. 5. Memorização do Texto É o momento de os alunos memorizarem o texto áureo. Utilize um suporte visual para essa parte (cartaz ou gravuras). 6. Encerramento É o último contato em sala e você deve proceder de tal forma que seu aluno perceba sempre uma porta aberta para ele voltar e, de preferência, trazendo visitantes. Apresentam-se os visitantes e lembram-se dos aniversariantes. Sempre encerre sua aula com uma oração, dê oportunidade para um aluno fazê-la. Não se esqueça de despedir os alunos com sorriso e cordialidade, manifestando sincero desejo de revê-los na próxima aula! Em tempo: Utilize cartazes, recursos didáticos, exercícios variados, brincadeiras. Faça uso desses recursos e você verá como sua aula ficará movimentada e seus alunos muito mais motivados.

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