segunda-feira, 21 de novembro de 2011

2 Convite para culto infantil


cultinho infantil

Culto infantil

O CULTINHO PARA AS CRIANÇAS

I. O Que é?
É um programa de treinamento para alcançar as crianças no seu nível com o Evangelho.


II. Qual é o Propósito?
A. Para alcançar as crianças.
– Nível de entendimento.
– Oportunidade de participar na adoração.

B. Para ensinar as crianças.
– A crer e obedecer a Palavra de Deus.
– A respeitar a Casa de Deus.
– A adorar.

C. Para ganhar as crianças.
– Para Cristo.
– Para a Igreja.
– Para o serviço.

O cultinho não é para aliviar o problema de falta de espaço no auditório da Igreja, nem para “enrolar” as crianças durante a pregação.
Este tempo não é para ser gasto. É para ser aproveitado!!

III. Quando Realizar
A. Fica a critério da Igreja. O comum é cada vez que se tem uma mensagem “longa” no templo.
B. As crianças podem fazer parte da abertura (louvor) e saírem só na hora da pregação.


IV. Idade dos Participantes

Vários tipos de divisões:
– de berçário à maternal;
– até principiantes;
– até 6 ou 7 anos;
– até 10 anos (cultão).

Na Igreja, trabalhamos atualmente com quatro divisões:

– berçário
– maternal (2,3 anos)
– até 6 anos (não sabem ler) no “cultinho”
– de 7 a 10 anos no “cultão”.

Isto tem ajudado em muito com:

* a assimilação por parte deles;
* divisão das histórias adequadas;
* professores apropriados;
* mais disciplina e atividades compatíveis com cada idade.

V. O Que Fazer no Cultinho

Tem que distribuir o tempo com:
* cânticos
* oração
* história (apelo)
* memorização de versículo
* trabalho manual
* brincadeira
* banheiro
* lanche: pode ter sempre para maternal e ocasionalmente para cultinho * cultão.

Obs.: Não tem que fazer todas as coisas no mesmo dia.

“A ordem dos fatores não altera o produto” (depende do ânimo dos alunos, da complexidade do trabalho manual ou até do método escolhido para apresentação da história).


VI. Tipos de Histórias para o Cultinho
Podem ser seriadas ou avulsas:
A. Bíblicas
B. Não Bíblicas
C. Missionárias

VII. Escala de Professores
A. Maternal – não variar muito – dois a cada mês ou bimestre.
B. Cultinho – rodízio de dois – um conta a história, o outro ajuda (disciplina, banheiro, lanche, etc).
C. Cultão – um professor capaz.


VIII. Sugestões

– Trabalhos manuais variados:
§ Desenhos relacionados com a história para pintar.
§ Coquetel bíblico (caça-palavras, palavras cruzadas, labirinto, etc).
§ Confeccionar cartões para datas como: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal, etc).
§ Colagens, montagens, etc. (porta-treco, porta-retrato, etc).
– Dramatização da história.
– Projetos missionários / outras campanhas.

Brincadeiras Bíblicas e não Bíblicas:

a) “Batata Quente” – para falar partes do corpo, versículos, etc.
b) Jogo do Dado – (nomes bíblicos, CEP [Cidade, Estado, País], versículos, etc).
c) Espada ao ar – fala um versículo e o primeiro a achar ganha.
d) “Forca” – (com nomes bíblicos).
e) Perguntas Bíblicas – (Competição meninos versus meninas ou grupos)

atividadedes juniores





atividades ebd maternal







domingo, 20 de novembro de 2011

sugestão para culto infantil

Sugestões de Atividades - Série de brincadeiras pós culto infantil

 

    Vocês já passaram por domingos onde o culto infantil se finda enquanto o Culto dos Adultos continua? O que fazer quando não há mais nada pra fazer com as crianças dentro da sala? Deixar que fiquem agitadas e fora de controle? Não!!! Temos que ter sempre uma carta na manga. A minha sugestão são brincadeiras. Abaixo separei algumas interessantes. Basta você leitor avaliar quais delas caberão melhor em sua turma.
Boa avaliação!
Ana

A SALADA
Esse jogo deve ser realizado no final da aula e serve para acalmar a turma. Os alunos sentam-se formando um círculo. O primeiro aluno diz o nome de uma fruta, verdura ou legume, como, por exemplo, banana. O seguinte deve dizer "banana" e adicionar um segundo nome e assim sucessivamente. Nenhum nome pode ser alterado ou esquecido.
O DIRETOR DA ORQUESTRA
Os alunos estarão formando um círculo, o professor escolherá um aluno que será o adivinho, e pedirá que este aluno saia da quadra. O professor indicará a outro aluno que realize uma série de movimentos, que o resto do grupo irá imita-lo, observando-o de maneira discreta. Ao aluno que se retiro, será pedido que retorne, enquanto o grupo estará fazendo movimentos de maneira uniforme, como este aluno não sabe quem é que está comandando os movimentos, tentará em duas chances, adivinhar quem é o diretor da orquestra. Uma vez que adivinhe, será feita a mudança de quem é o diretor da orquestra e de quem irá adivinhar.
QUANDO EU FOR A PARIS
Sentados, os alunos formarão um círculo ou uma fileira, o primeiro aluno irá dizer: "QUANDO EU FOR A PARIS VOU LEVAR..." por exemplo ele diz: uma maleta. O segundo aluno irá dizer: "QUANDO EU FOR A PARIS VOU LEVAR: UMA MALETA E UM CHAPÉU". Ou seja, vai dizer o que foi dito antes e mais um novo objeto, e assim sucessivamente, até que um dos alunos se equivoque e esqueça de dizer um dos objetos, aí o jogo se reiniciará. O jogo será encerrado quando todos os alunos falarem o objeto que irão levar na sua viagem.
NOME COM MOVIMENTO
Os alunos formarão um círculo e, em seguida, cada um deve ir ao centro dele para dizer seu nome em voz alta e ao mesmo tempo fazer um movimento corporal. Depois que o último aluno voltar ao seu lugar, o grupo todo diz o nome de um companheiro e imita o movimento feito.
QUEM SABE MAIS
Depois dessas atividades em que os alunos apresentarão seus nomes à turma, o professor pergunta quem do grupo conhece mais nomes. Aquele que se apresentar deve se dirigir ao meio do círculo, falar o nome das pessoas e apontar para elas.
FECHAR A PORTA
Todos os alunos se dão as mãos e formam um círculo, exceto um deles, que ficará de fora. Este corre ao redor do círculo e bate nas costas de um companheiro, que fala "porta aberta", abandona seu lugar e sai correndo em sentido contrário ao do colega. O objetivo de ambos deve ser alcançar o lugar vago para "fechar a porta". O aluno que chegar por último continuará correndo e repetirá a brincadeira.
MÃE CORRENTE
Um dos alunos começa a atividade como pegador. A criança que ele tocar deve dar-lhe a mão, formando uma corrente. Em seguida, os dois, de mãos dadas, devem tentar pegar outros companheiros. Quem for apanhado se junta à corrente (ela não pode se romper). Nessa brincadeira, vence quem for pego por último.
DESENHO COMUNITÁRIO COM MÚSICA
Espalhar folhas de papel pela sala e lápis colorido. Ao som de uma música, as crianças deverão caminhar no ritmo dançando e, ao parar a música, começar a desenhar, cada uma em uma folha; a música retorna, e voltam a caminhar. Ao parar novamente a música, vão até outro papel, e continuam o desenho do colega. Isto se repete até que o educador observe que os desenhos já se definiram. No final todos pegam um papel e comentam sobre o desenho mostrando a todos.
RODA-GIGANTE / DONO DA RUA
Todos os participantes sentam-se formando um grande círculo e são numerados, por exemplo, de 1 a 4 (essa seqüência muda de acordo com o número total de alunos). Em seguida, um número é chamado pelo professor ou por um aluno e todos os que tiverem esse número deverão dar uma volta em torno do círculo até chegar ao seu lugar, tentando pegar o colega da frente e evitando ser pego pelo que está atrás.

idéias para culto infantil

Idéias para o culto infantil


IDEIAS PARA CULTO INFANTIL

Andréia M. Duarte

Realizar um culto infantil não é tarefa fácil. Ao contrario do culto de adultos o culto infantil precisa de um planejamento mais amplo . A criança perde a atenção muito fácil. A mensagem tem que ser compreensível para a criança é necessário o uso de alguns recursos .Uma boa decoração também ajuda .
Ainda existem vários “Tipos” de cultos infantis. Há os cultos no templo de mês em mês, de semana em semana, de dois em dois meses... Também há igrejas onde os culto infantis são realizados a tarde ou nas salinhas . Temos o culto que é feito paralelamente ao culto dos adultos...
Só por ai é que podemos imaginar como é complexa a organização de um culto infantil, mas nem por isso deixa de ser tão prazeroso.



Abaixo listei alguns pontos importantes para a organização de um culto infantil.

Clik e aproveite as dicas.



TIPOS DE CULTO INFANTIL -(Clik aqui)de culto
COMO ORGANIZAR  (Clik aqui)dd
ESCOLHENDO UM TEMA PARA O CULTO  (Clik aqui)  
ESCOLHENDO AS MÚSICAS PARA O CULTO (Clik aqui)d d
ORNAMENTAÇÃO DO CULTO INFANTIL (Clik aqui)d
LANCHES PARA O CULTO INFANTIL (Clik aqui)dd


Nenhuma postagem deste plog está concluída pois sempre estarei acrescentando novidades
Nenhuma permissão é dada para a reprodução de postagens assinadas por mim  em sites, blogs, boletins on-line, através de e-mails, internet ou qualquer outra (em linha) uso.
Porém ficarei muito feliz da utilização das mesmas em sua igreja e departamento

planejamento para culto infantil

PASSOS ANTES DOS CULTOS
1) A organização - O motivo pelo qual muitos cultos infantis não funcionam bem, em muitas das nossas igrejas, deve-se a falta de organização.
O maior problema centraliza-se nos líderes. Eles pensam que tudo pode funcionar com base no improviso. Há, sem dúvida, grande capacidade nos professores e possibilidade de improvisação nessa atividade, mas, sem organização, quase tudo o que se propõe e se tenciona está fadado ao fracasso. Portanto, uma boa organização é fundamental para o funcionamento do culto.
2) Coordenação - Na igreja é importante que haja uma coordenação para a realização dos cultos infantis. A função do coordenador é acompanhar de perto o crescimento espiritual das crianças e da equipe por meio de bate-papos informais.
3) O planejamento - Os seguintes tópicos devem ser observados ao se planejar um culto: a) agenda de cultos; b) Organização da equipe; c) Decisões sobre o culto - No processo de organização, muitas decisões precisam ser tomadas, daí os envolvidos no processo devem se questionar: Que assunto e vou ensinar? O que vou preparar? O que as crianças vão aprender? Quais as atividades vou planejar para o culto? Quem vai participar? Quais os recursos que vou precisar? Que estratégia usarei para motivar a participação das crianças? Como arrumarei o templo? Que perguntas vou fazer, após a história bíblica? Como deverei proceder caso as crianças se agitem?

ROTEIRO DE ATIVIDADE
O culto cristão é composto de uma série de ações. São atos conjugados, praticados pelo adorador, que em conjunto formam o culto. São indispensáveis ao culto verdadeiro:
1) Abertura - A recepção das crianças é muito importante. Receba-os com muita alegria, preparando uma atividade de quebra-gelo que proporcione um ambiente agradável a todos. Como exemplo, convide uma criança para relatar fatos, experiências e situações que estiveram envolvidas durante a semana.
2) Louvor: Inicie o culto com cânticos. Oriente-as que Deus nos dá motivos de alegria e louvor, bem como as vozes para adorá-Io. As atividades relacionadas com a música dão mais satisfação as crianças. Quando bem conduzidas, constituem um excelente recurso para o aprendizado da Palavra de Deus.
3) Oração - Enfatize a importância de uma criança realizar a oração. As crianças precisam conhecer o eu valor, pois a oração tem vencido obstáculos, guerras e curado enfermidades de todas as espécies e ressuscitado mortos.
4) Leitura Bíblica - A Bíblia deve ser apresentada sempre no início, com muita reverencia à Palavra de Deus. A Bíblia é muito diferente de outros livros porque para ser compreendida é preciso a iluminação do Espírito Santo.
5) Memorização de Versículos - A memorização de versículos é de valor eterno, pois a Palavra é viva e eficaz. Só ela da o conhecimento de Deus. A Palavra memorizada conduz à criança a salvação ( 1 Pd 1.23). Versículos decorados podem livrar os pequeninos de pecar (Sl 119.9) e prepará-los para pregar as Boas-Novas aos coleguinhas (1 Pd 3.15), e fortalecer a fé (Sl 119.28).
Para ser apresentada, confeccione uma grande Bíblia de papelão e coloque em local de destaque. Na hora da memorização do versículo,                retire uma tira de papel com o texto escrito em letras grandes.
Confeccione também faixas com palavras coloridas, para que cada grupo etário fale uma, ao final todos falam juntos. Escolha o texto de acordo com o tema do culto. O dirigente deve saber o texto de cor, como o seu significado; leia o texto diretamente da Bíblia. Explique as palavras difíceis.  Explique o ensino principal do versículo de maneira clara e objetiva. Use um método diferente para a repetição do versículo, e repita sempre com a referência.
Especial - Esta é uma atividade para descontrair e alegrar as crianças. É para ficar com aquele gostinho de "quero-mais". Faça uma rápida apresentação dramatizada com algumas crianças ou professores, utilizando fantoches ou um musical animado com louvores conhecidos.
Testemunhos - Os testemunhos são uma forma de gratidão pelo amor de Jesus em curar enfermidades, salvar, abrir portas de emprego para os pais, resolver problemas difíceis na família e levar a vitórias no boletim escolar. Enfim, os testemunhos irão glorificar ao Senhor, edificar as crianças, desenvolver a confiança em Deus e motivá-Ias a caminhar na estrada da fé.
Oferta - A oferta faz parte do culto. Quando nada se oferta a Deus, o culto não pode ser perfeito. "E ninguém apareça vazio perante mim", Ez 23.15. Um culto sem oferta é um culto antibíblico, pois as ofertas representam a expressão de gratidão do adorador. As crianças precisam aprender que quando se recebe de Deus, devemos dar daquilo que Dele recebemos.
Relacione para os pequeninos a utilidade das contribuições: fazer construções, ofertar as famílias carentes, comprar bancos, cadeiras, pagar a luz, água, materiais em geral para a igreja, auxilio pastoral, comprar materiais de limpeza e higiene etc. Sempre leia para elas antes de ofertar um versículo sobre a importância da contribuição.
História bíblica - Muitos líderes são excelentes contadores de histórias porque trouxeram consigo esta aptidão; outros precisam adquiri-Ia através de muito esforço e preparo. Sem dúvida, é possível ser um bom contador de histórias, basta gostar de ler, gostar de crianças e reconhecer a importância da história para elas.
A pessoa responsável pela história precisa estar consciente de sua importância. Deve transmitir as emoções através da voz sem gritar e sem falar muito baixo. Falar com clareza, utilizando uma linguagem simples e objetiva; evitar repetições desnecessárias, pois chamam atenção da criança. Por isso tome cuidado com os chamados "tiques" de linguagem, como por exemplo: certo, ma!? Então, aí, entendeu?
Perguntas bíblicas - Tem por finalidade proporcionar as crianças momentos de alegria que enriquecem o conhecimento bíblico e dinamizam o culto ao final da história.
Convite para decisão - Ao apresentar a mensagem salvadora as crianças, devemos convida-las para que aceitem Jesus como o seu Salvador. Esse momento é importantíssimo, então o apelo deve ser claro. Os pequeninos precisam entender o seu significado. É recomendável que um material visual apropriado seja utilizado: cruz, céu, igreja, coroa etc.
Distribuição de lembrancinha e lanche - Crianças gostam muito de receber lembranças, mesmo que sejam simples. O lanche também é recomendável porque elas estão em fase de crescimento, por isso estão sempre comendo.

SUGESTÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS
Os recursos são elementos indispensáveis que facilitam a compreensão do tema, em conjugação com os métodos e todos os tipos de atividades no culto. Aliados a práticas adequadas exercem um papel preponderante no momento de apresentar as etapas do culto.
Oração - Trenzinho para levar os pedidos de oração.
Apresentar a Bíblia - Utilize caixa de fósforo com resumo dos livros dentro; Bíblia de papelão para ser destaque na hora da memorização do versículo. Retirar uma tira de papel com o texto escrito em letras grandes. .
Louvor - Preparar transparência com louvores e histórias bíblicas.
Ofertas - Antes de ofertar, as crianças devem saber o destino de suas contribuições; assim ficarão motivadas a contribuir com alegria. Prepare gravuras com visuais de missionários e suas necessidades, e apresente à igreja. Outros visuais, exemplo: materiais de limpeza, ornamentação do templo, instrumentos musicais e aparelhos de som, material de construção (se houver obras na igreja) e diversos materiais do templo.
Cada criança levará um visual para casa e, no próximo culto, ela devolverá o seu pedacinho com a oferta.
Convite ou lembrancinhas - Distribua tarefas com a equipe e faça: porta bala - cestinha feita com garrafa descartável; Cofre missionário - baú feito de material emborrachado; Sol - Para tema de assunto que fale de Jesus, a Luz do mundo; Igrejinha com versículo; Panela com versículo bíblico - tema: multiplicação dos pães; Móbile – Nascimento de Jesus; baú do Tesouro com versículo ou convite; álbum de figurinhas - A cada culto recebe-se uma figura.
Oração - Realize uma dramatização rápida para chamar atenção para o momento de falar com Deus. Pode-se encenar alguém pedindo socorro. Duas pessoas não ajudam, mas a terceira pessoa fala que também não pode ajudá-lo, e diz o nome de alguém que pode socorrê-la: Jesus! Assim, encerra-se a encenação, explicando às crianças que só Jesus pode ouvir o seu pedido de socorro. Distribuir mãozinhas coloridas de acordo com os pedidos de oração: Azul- vício na família; Vermelho - enfermidade; A mão natural- para agradecer; Amarela -    necessidades financeiras (desemprego); Branca-melhorar o boletim escolar.
História bíblica - Confeccionar maquete da criação, painel sobre o universo, as belezas do fundo do mar; fazer maquete da cidade de Belém, magos e o estábulo do nascimento de Jesus; dramatizar a importância do perdão (Mt 5.22-26).
O professor pode pinçar do texto bíblico diversos objetos que ali aparecem. Assim a história vai ser melhor compreendida e o texto enriquecido com os recursos apresentados. Por exemplo: contar a história do carcereiro de Filipos utilizando molhos de chaves antigas, espada, correntes, tocha, gaiola, prisão e um tamborzinho na historia que fala sobre terremoto.
Material para ornamentar o ambiente - Bandeiras com visuais evangelísticos, faixas com versículos bíblicos, flâmulas com frases objetivas: Jesus é nosso amigo; Jesus está aqui; Somos do Reino dos Céus!; Jesus é meu!; Jesus é Senhor!; Jesus é Rei; Jesus está vivo.
Recurso evangelístico - Gotas de sangue - apresentar dizendo que somente elas limpam o coração. Céu - apresentar dizendo que será o nosso futuro lar; Cruz - quando falar sobre a Redenção. Igreja - o lugar de adoração e comunhão com Deus e com o próximo. Túmulo vazio -
quando falar sobre o poder da morte e a vitória de Jesus sobre ela. Presente - quando falar que Jesus é o maior presente de Deus para a humanidade (Jo 3.16).

oração infantil

RODA DE ORAÇÃO

Qualquer dúvida visite este blog http://crisghensevavellar.blogspot.com/2008/08/roda-de-orao.html lá você encontrará mais informação sobre este material e muito mais!
A PEDIDOS no comentário da roda de oração :ENCONTREI UMA EXPLICAÇÃO SOBRE COMO USAR A RODA DE ORAÇÃO:
Devocional: é um período do dia que separamos para um encontro com Deus. É um tempo em que desfrutamos da Sua comunhão, louvando-O, cultuando-O, orando e lendo a Bíblia. Isto agrada o coração de Deus.

Para as crianças maiores: Faça um caderno bem lindo para você registrar os seus encontros diários com Deus. Cole a sua roda de oração e diariamente separe um período de seu dia, a sós, livre de distrações (Mc 1:35). Peça a Deus que sonde seu coração (Sl 139:23,24) e confesse todo pecado que lhe for revelado pelo Espírito Santo de deus (Sl 32:1-5). Abaixo segue uma sugestão para que você possa meditar na Palavra de Deus, que lhe é entregue toda semana através de versículos.

1°- Identifique a promessa de Deus naquela passagem bíblica (Escreva).

2°- Identifique qual a condição para que recebamos a promessa de Deus (Escreva).

3°- Ore e peça a Deus que lhe revele a Palavra Rhema para a sua vida. Ela é individual e revelada em seu coração acerca do que você precisa realizar ou mudar em atos, pensamentos ou palavras para ser digno de receber a promessa. Peça perdão a Deus, busque mudar suas atitudes que desagradam a Deus e tome posse de suas bênçãos.
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Para as crianças menores: Esta orientação deve ser dada aos pais, para que eles participem e incentivem o crescimento espiritual de seus filhos. Incentivar aos filhos ter intimidade com Deus desde pequenos é o melhor investimento que os pais podem fazer para a vida de seus filhos, por isto este momento deve ser prazeroso e alegre:

· Os pais lêem um versículo ou uma história da Bíblia Ilustrada.

· Oram juntos.

· Caderno para anotações em letra de forma, desenho ou colagem de figuras que representem o versículo ou pedido de oração.

· Expliquem cada parte da roda de oração ( abaixo algumas instruções):

1. Louvor e adoração - elogiando a Deus (Deus é bom, maravilhoso, jóia, amigo...)

2. Confessando o pecado - Jesus não fica alegre quando a gente...

3. Orando por você - Aprender a ouvir e obedecer

4. Por amigos e família - incentivar com painel de fotos, álbum ou colar no caderno. (Orar olhando)

5. Por igreja e nações - usar fotos...

6. Agradecendo e esperando - Deus responde com Sim, Não e Espere...

Jogos Bíblicos

Jogos Bíblicos e Brincadeiras


Jogo Bíblico – O Barco
Faça um barco de papel. Escreve as perguntas da lição em fichas e coloque-as dentro do barco. À medida que cantam uma música, o barco vai passando na mão das crianças. Quando a música parar, a criança que estiver com o barco deve tirar a ficha e responder à pergunta da lição. Se acertar a resposta, ganha bala, ou bombom e um cartão para dar para alguém.

Jogo Bíblico – Barco de Papel
Material: Folha de papel.

Para sermos discípulos de Jesus, temos de levar as Boas Novas da Salvação.
Vamos leva-la?
Faça um barco de papel. Passe o barco entre os alunos, enquanto a turma conta até dez, onde o barco parar, a criança que estiver com o barco deve fazer uma pergunta da lição para um colega. Se ele responder corretamente a pergunta, ganha uma bala e um cartão para dar para alguém. E assim sucessivamente.

Desenhando com Fósforos (2 caixas de palitos de fósforos)

Colocar todos os palitos dentro de um recipiente no centro da mesa. Dispor 4 participantes (2 de cada grupo) ao redor da mesa. Dada a ordem de início elas deverão fazer desenhos com os palitos (relacionados a lição), tirando os palitos um a um. Tem que deixar a imaginação voar! Depois de 2 minutos dar o sinal de encerramento, onde as participantes deixarão os desenhos como estão. Será vencedora a equipe que tiver feito o maior número de desenhos.

Descubra a Palavra / Sílabas

O dirigente escolhe uma palavra para cada grupo. Uma pessoa do outro grupo 1 é escolhida para descobrir qual é a palavra que o grupo 2 falou separando as sílabas, e uma pessoa do grupo 2 é escolhida para descobrir qual é a palavra que o grupo 1 falou separando as sílabas. Funciona assim: se a palavra escolhida entre os participantes for "salvação", essa palavra deve ser quebrada em suas três sílabas: 'sal-va-ção', e pega-se três pessoas (ou quantas forem necessárias dependendo da quantidade de sílabas de cada palavra escolhida) e cada pessoa fica encarregada de falar uma sílaba, quando derem um sinal, os três falam suas respectivas sílabas, simultaneamente, gerando um som misturado. O grupo deve escutar esse som misturado por três vezes e descobrir qual é a palavra.

Desenhando o Pé

Objetivos: Socializar, integrar, perceber a necessidade de assumir compromissos, crescer, valorizar-se.


Desenvolvimento: O animador deve providenciar uma grande folha de papel e lápis colorido para cada participante. Depois deve motivar os participantes a desenharem num grande papel o próprio pé. Em seguida, conversar com as crianças de forma que todos os participantes tenham oportunidade de dizer o que pensam e o que sentem:1. Todos os pés são iguais?2. Estes pés caminham muito ou pouco?3. Por que precisam caminhar?4. Caminham sempre com um determinado objetivo?5. Quantos já caminhamos, levando a mensagem da Salvação àqueles que ainda não conhecem a Jesus.
Terminada a discussão, o animador convida a todos que escrevam no pé que desenharam o versículo “... Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas”. Romanos 10.15b

Peixinhos e Tubarões (Adaptado)

“Deixar uma área neutra, onde os tubarões não poderão pegar os peixinhos”. Separados em dois times, deverão formar o time dos peixinhos e o dos tubarões. No momento em que tocar uma música baixa, os peixinhos saem para passear. Quando tocar uma música alta, os tubarões saem para tentar pegar os peixinhos que deverão voltar correndo para o local neutro.. o peixinho que for pego vira tubarão.

Dinâmica: "Auxílio mútuo"

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vidaMaterial: Pirulito para cada participante.

Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e é ajudando ao outro que seremos ajudados.

Cesto de frutas
Desenvolvimento: Crianças dispostas em círculo. Uma das crianças é destacada para ficar no meio do círculo. O líder fala: “passou por aqui um fruteiro que levava no cesto banana e laranja”. As crianças que têm nomes começados com as mesmas letras das frutas faladas trocam rapidamente de lugar entre si. A criança que está no centro do círculo aproveita esse momento para tentar se colocar em um dos lugares que temporariamente estarão vazios. A criança do círculo que ficar sem o lugar vai para o centro esperar uma oportunidade para voltar para o círculo. O líder fala novamente a frase mudando o nome das frutas. Ele poderá também falar: “o cesto virou” – nesse caso todas as crianças devem mudar de lugar.

atividades família

Atividades Família - pré 2

Atividades Família - Pré II
Iniciar o projeto contando a historia Um amor de família de Ziraldo (se possível passar na transparência ou data show). Vamos conversar sobre a família, seus componentes, quem faz parte, quem mora conosco; Pedirei às crianças que tragam fotos da família, confeccionaremos um mural com o tema: Minha família é assim! No caderno de desenho confeccionaremos a árvore genealógica; Bichinho diferente - todas as pessoas da nossa família possuem nomes, confeccionar, todos os amigos da sala o Bichinho diferente;
Obra de arte: A Família – obra de arte de Tarsila do Amaral Tempo para nascer Eu não havia nascido, Meu coração já batia Mamãe contava, eu ouvia
Identificar o período de gestação nos seres humanos; Teremos a visita de uma mãe grávida com objetivo de mostrar fotos do bebê na barriga (ultra-som), vamos entrevistá-la. Perceber as transformações que ocorrem ao longo da gestação até o nascimento, vamos comparar semelhanças e diferenças entre o tempo e a forma de nascer dos seres vivos; Trabalhar a seqüência numérica de 1 a 9 Comparar unidades de medida de tempo: dia, semana, mês Conversaremos sobre o que é importante para um crescimento saudável: moradia, carinho, amigos, educação, etc.
Vamos fazer de conta que somos cozinheiros – vamos a cozinha fazer Biscoito – cada amigo fará a letra inicial do seu nome. Conversaremos sobre - Quanto você pesava ao nascer? Quando eu nasci eu era assim... Hoje eu sou assim... Vamos escrever o nome completo, altura e peso. Tamanho da roupa e do sapato;
Fazer relação temporal entre o tempo dos familiares mais idosos e os dias de hoje. Realizar entrevista com uma avó para que nos conte como brincavam quando era criança. Visita de um pai para ensinar as crianças a jogarem bolinhas de gude. Amarelinha, Dança da cadeira, Pular corda, Roda Desenhar sua brincadeira preferida;
Montar um painel com desenhos; “A minha casa”; Depois de explorar o tema tipos de moradias trabalhar profissões, quem constrói as casa e apartamentos? O construtor. Diferenciar diferentes ambientes que compõe uma casa. Relacionar objetos ao lugar a que aparecem em uma casa. Recortando móveis da sala, quarto, cozinha, quarto; Pesquisar diferentes tipos de moradia, depois desenhe sua casa;

3 atividades de familias



desenhos de família para imprimir