terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CRIANDO FILHOS FELIZES E OBEDIENTES

CRIANDO FILHOS FELIZES E OBEDIENTES

O escritor e jornalista Jehozadak Pereira faz uma reflexão a partir de Provérbios 13:24 e do Salmo 127:3-4


Certamente você deve estar se perguntando como conseguir isto. De que modo e forma isto - criar filhos felizes e obedientes, é possível? Rapidamente vamos ver juntos que isto - criar filhos felizes e obedientes é possível, mediante os padrões bíblicos.

Muitos vão me dizer que criar filhos nos dias hodiernos é extremamente difícil e complicado. Eu posso afirmar que criar filhos sempre foi difícil e complicado. Só quem os tem sabe o que estou dizendo. Vivemos numa época onde a falta de educação, a falta de respeito, a irreverência, é notória e invariavelmente começa dentro de casa. Pais que criam os seus filhos de qualquer modo, negando-lhes atenção, amor e carinho, e pior ainda, negam-lhes a oportunidade de conhecer o Salvador Jesus Cristo.

Ao escrever neste espaço, tenho aberto o meu e-mail e através dele tenho recebido correspondência de pais, mães, professores, e até de jovens e crianças. Alguns concordam ou discordam do que escrevo, outros pedem informações, ou pedem conselhos, sobre como tratar seus filhos. Para os que me pedem conselhos eu costumo indicar prescrições bíblicas, pois contra estas não há contra-indicações. Mas o que espanta é ver uma grande quantidade de pais que são reféns dos seus filhos. Vivemos numa sociedade onde quem manda na maioria das vezes são as crianças que sequer tem discernimento para saber o que é certo ou errado, e por isso mesmo tratam seus pais como escravos. É certo que diante de tantos fatos e circunstâncias, como a de pais que trabalham fora o dia todo, às vezes em mais de um emprego, para dar aos filhos tudo aquilo que não tiveram. Nós temos invariavelmente uma qualidade de vida melhor que a de nossos pais, e os nossos filhos uma vida infinitamente melhor que a nossa.

Mas isto não justifica que filhos sejam criados sem a devida disciplina e correção. Hoje vemos cada vez mais crianças independentes e autônomas, que sabem tudo, menos como obedecer a seus pais, mesmo porque isto não é lhes ensinado.

Muitos pais pensam que dar aos seus filhos tudo o que eles querem e às vezes (não) precisam, é dar-lhes educação. Porém, o que os filhos mais precisam é de disciplina. E disciplina significa educação, e a humanidade padece hoje da falta (absoluta) de educação.

A pequena e esperta M é uma menina ativa e parece estar sempre "ligada" na tomada. Suas tiradas são geniais e ela cativa a tudo e todos. Mas M é o que chamamos de "arteira". Vive aprontando umas poucas e boas. Cada vez que seu pai ia lhe corrigir, ela (espertamente) ameaçava vomitar, e seu pai junto. Isto aconteceu algumas vezes, até o dia em que o pai muito bravo disse a menina que ela podia vomitar tudo o que quisesse, mas ela seria castigada de qualquer jeito. Não é preciso dizer, que ela foi disciplinada adequadamente, não vomitou e nunca mais teve ânsias. Vejam o artifício da pequena M. Fez a primeira vez, e não aconteceu nada, daí fez mais vezes até seu pai ver que ou corrigia a menina ou ela o dominaria. Felizmente ele aplicou o preceito bíblico e tudo acabou bem.

Este felizmente é um quadro que ainda acontece em muitos lares.

O pastor Samuel Barreto Barbosa conta no seu livro No Contexto do Fim uma história interessante sobre falta de disciplina. Certa vez ele precisou ir à casa de uma senhora membro da sua igreja, a televisão estava ligada e cada vez que a mulher desligava a televisão o filho dela brigava e ligava de volta. Constrangida, a mãe desculpava-se com o seu pastor, dizendo que o menino era "terrível". Terrível, desobediente e teimoso. Sentindo que a mãe não iria conseguir dominar o menino e que ele também perderia o controle da situação, o pastor espertamente pediu que lhe fosse dado um copo de água.

Aproveitando da ausência da mãe, na sala, o pastor disse firmemente ao menino que iria desligar a televisão e queria ver se ele seria "homem" o suficiente para ligar de volta. Diante da autoridade imposta com firmeza o garoto decidiu não medir forças com o pastor Samuel.

Este infelizmente é um quadro que acontece em muitos lares.

T tem quase setenta anos, e para sua tristeza está muito longe dos seus filhos. Às vezes chora de solidão junto com a sua mulher. Algumas vezes ele foi agredido pelos filhos. Alguns ele não vê a anos, e sequer sabe por onde andam. Na infância deles, deu-lhes tudo o que eles precisavam e sequer pediam. Pensava que os criava com disciplina. Durante a sua vida algumas vezes agrediu seu pai, que bebia e certa vez na sua casa ao receber a visita inesperada dos seus pais, os fez entrar por uma porta lateral e os escondeu dos amigos distintos que o visitava na ocasião. Disse às visitas que eram "parentes" do interior que haviam chegado. O resultado ele pode colher em Provérbios 30:11. Tempos depois um dos seus filhos o colocou para ser serviçal em sua casa junto com a sua mulher. T esqueceu-se da mais elementar prescrição bíblica que está contida em Deuteronômio 5:16.

T colheu na sua vida a agressão com que agrediu seu pai, e a humilhação com que impôs a sua mãe. A Bíblia não erra. A bênção pela bênção, a maldição pela maldição.

Pais agredidos e mães humilhadas são uma constante em muitos lares.

Infelizmente.

Alguns até com brutalidade chocante. Lembro de uma história que meus filhos contavam de um colega de classe que batia na mãe diariamente sem qualquer motivo, uma vez que a mãe não podia reagir às agressões.

Alguns podem justificar a atitude de T dizendo que ele agiu certo ao agredir seu pai. Errado. Deuteronômio 5:16 diz claramente "Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que vá bem na terra...", a ordenança é clara honrar pai e mãe. Alguns poderiam me dizer que eu não conheço seu pai ou não sei da atitude da sua mãe. A Bíblia fala que é para honrar independentemente do que eles são.

Isto sem contar o abandono e desprezo a que muitos pais e mães estão submetidos pelos filhos, que o digam os asilo lotados. Certa vez ouvi falar que nos asilos os velhos morrem de dor e de solidão. Eu sei que muitos filhos cuidam mais bem dos seus pais do que de si mesmos. Estes são abençoados.Muitos pais especialmente os crentes não se lembram de propósito do que diz Deuteronômio 6:6-7 "Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás aos teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te" ou ainda não praticam o conselho de Salomão em Provérbios 23:13 "Não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares com a vara, não morrerá".Certa vez após uma palestra uma mãe me perguntou qual a minha receita para os filhos rebeldes dela. Eu citei para ela este versículo acima. Meses depois ao voltar à mesma igreja para nova palestra a mãe estava lá para agradecer a indicação e dizer uma coisa engraçadíssima, de que a vara não era santa, mas, fazia "milagres". O que ela queria dizer é que havia colocado em prática o preceito de Salomão e dera excelentes resultados e segundo as suas próprias palavras os seus filhos eram outras crianças.

Não estou fazendo a apologia de que você deva dar uma surra por dia (se bem que há alguns que merecem até duas) nos seus filhos, o que quero lhe dizer é que você deve discipliná-los com energia e vigor segundo os preceitos bíblicos. Alguns terapeutas dizem que não se deve corrigir fisicamente uma criança, pois isto pode deixá-la traumatizada ou revoltada. Conversa fiada. Vejamos o que nos diz Provérbios 23:14 "Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno". Veja também Provérbios 19:18.

Lembre-se de que você não deve bater no rosto, puxar orelhas, cabelo, beliscar, chutar, e que há uma certa regiãoglúteo que é adequada para a disciplina dos pequenos. Se você é pai ou mãe de um "surdinho" ou "surdina" que só te ouve quando os decibéis dos teus gritos incomodam o quarteirão inteiro, você precisa ler detidamente Provérbios 22:15.

Há também os pais que negligenciam o ensinamento de coisas básicas aos seus filhos. Tempos atrás eu ministrava uma série de palestras para as senhoras de uma determinada igreja, e quando falava do comprometimento espiritual que há no programa, dito educativo Castelo -Tim-Bum uma mãe muito brava me disse que não devia "falar" mal do programa, pois os seus filhos ainda pequenos aprendiam muita coisa com a série. Inclusive noções de higiene pessoal. Disse a ela que a obrigação de ensinar isto aos filhos é dos pais e não da televisão. Logo depois soube que os filhos dela eram os mais indisciplinados, os que mais choravam e davam trabalho no berçário e maternal da igreja. Lógico que tudo se encaixava. Como esta mãe e pai, há muitos pais que transferem a educação e a disciplina dos seus filhos para outros, para a televisão, e sem dúvida alguma pagarão um preço muito caro por isso.

Todos sabemos que há crianças que são verdadeiros anjos, são dóceis e obedientes, acatam tudo o que seus pais falam. É preciso saber que criança quando chora é porque alguma coisa não vai bem. Outro dia eu estava numa loja e vi uma mãe com seus três filhos. Os dois mais velhos ainda pequenos estavam sentados tranqüilos, mas o que parecia ser o caçula da turma, conseguiu transformar o ambiente com os gritos e seu choro. Em poucos minutos todos viram que aquele pequeno menino dominava sua mãe fazendo dela gato e sapato com a sua birra. Ela dava a ele biscoitos e ele queria mais, ela dava e ele jogava no chão e pisava em cima e tome choro e má-criação. Logo, todos os olhos dos que estavam na loja voltaram-se para o "show" que o moleque estava dando, e era possível ler nas expressões da maioria "se fosse meu filho eu dava uma surra nele". E eu posso apostar que a metade os que estavam ali dariam mesmo a tal surra, a outra metade ia correr atrás do moleque.

Os exemplos de M e T, do menino "amigo" do pastor Samuel Barreto ou mesmo os filhos da prezada irmã agradecida dizem tudo acerca de como criar os filhos ou de como não criá-los. Você já não sentiu vontade de ajudar algum pai ou mãe a disciplinar um filho rebelde e desobediente, ou ainda sem a devida educação e respeito? Certamente que sim.

Faço uma pergunta direta: você sabe onde está o seu filho ou filha neste instante? O que eles estão fazendo, lendo, ouvindo, assistindo? O melhor amigo ou amiga de seu filho é um estranho? Já pensou pai, que você deveria ser o melhor amigo do seu filho? Já pensou mãe, que você poderia ser a melhor amiga da sua filha? Vocês só teriam a ganhar com isto. É quase certo que os interesses mútuos serão conflitantes, mas você já perguntou aos seus filhos se os lugares aonde eles vão cabe você? Muitos pais acham que um bom dia ou boa noite é o suficiente para "participarem" da vida dos seus filhos.

Que o digam os pastores das igrejas ao ouvirem o lamento de pais e mães, que um dia negligenciaram a educação dos filhos e filhas. O preço a pagar pela falta de atenção é muito caro, e certamente Deus vai requerer isto de cada um.
O que quero dizer é que a interação de pais e filhos é gratificante para todos - pais e filhos. Pais não devem projetar nos seus filhos o que eles não foram, tampouco devem escolher para eles com quem se casar, mas sim orientá-los adequadamente (isto é assunto para outra ocasião).

Pais têm o dever e a obrigação de dar aos seus filhos disciplina, correção, carinho, afeto, amor, ensinar as primeiras letras sagradas, participar ativamente dos seus primeiros anos de vida, e lembro de que quando os meus filhos eram pequenos das tantas vezes que cuidei, dei mamadeira, pus para dormir, dei banho, troquei fraldas e finalmente pude dizer-lhes e ensinar-lhes acerca das coisas do céu. Aprendi com eles coisas que em nenhuma escola do mundo aprenderia, e creio que muitos também tiveram este privilégio.

Pais têm também o dever de não aborrecer seus filhos provocando-lhes a ira, mas criando-os na admoestação e temor da Palavra de Deus - Efésios 6:4.

Filhos têm a obrigação bíblica de obedcerem aos seus pais - Efésios 6:1, de honrá-los, de retribuírem a eles amor, carinho, dedicação. De agradecer a Deus a cada dia por eles existirem, e de os compreenderem sempre, pois não se esqueça que entre vocês e eles existem alguns anos de diferença e, sobretudo uma diferença de geração que deve ser levada em consideração. Alguns conselhos contidos na santa Palavra de Deus se fazem necessários de ser lembrados e você deve anotá-los na sua Bíblia; Provérbios 1:8, 10:1, 13:1, 19:26, 26:11, e 30:11-14 entre outros, e aos pais igualmente recomendo 2:12, 13:24, 19:18, 23:13-14 e 22, 29:15, e 29:17 também entre tantos outrosPor fim lembro que os filhos são herança e presente de Deus para nós pais - Salmo 127:3-4, criá-los no temor, na disciplina e nos caminhos do Senhor é nossa obrigação, e só assim teremos criado filhos felizes e obedientes.Que Deus nos ajude e abençoe a cumprir cada um destes preceitos.




O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA

Informações que todos os Cristãos deveriam ter a respeito da Páscoa

O maior motivo de comemoração para os cristãos é o dia em que seus pecados foram perdoados, o dia em que o homem foi comprado por um preço muito alto e esse preço foi a vida do próprio filho de Deus, que morreu para que todos pudessem ter vida eterna através dEle. Ele morreu, mas também ressuscitou, e esse é o nosso maior motivo de orgulho.
A Páscoa, o feriado onde todos nós deveríamos celebrar com júbilo e regozijo a Graça do Senhor Jesus, tem perdido o sentido ao longo dos anos. Fiquei muito triste quando um dia, ao conversar com uma criancinha de 8 anos, ao perguntá-la qual era o sentido da Páscoa ela ter me dito que era o dia em que deveríamos ficar esperando o "coelhinho da páscoa" para comer os "ovos de páscoa". Aquilo atingiu o meu peito como uma flecha, pois desde muito pequena ela sempre freqüentou a Escola Bíblica Dominical e ficou muito surpresa quando eu lhe disse o que era realmente a Páscoa, então resolvi continuar a pesquisar, vi que apenas 2 em 10 crianças, filhas de Evangélicos, sabem qual é o verdadeiro sentido da Páscoa, mas de quem é o erro? De nós mesmos.
Quem nunca deu um "ovo de páscoa" para o seu filho? Ou ainda, que nunca fez seu filho no domingo de Páscoa acordar bem cedo para procurar os ovinhos que o coelhinho deixou???
Como? O coelho nem ao mesmo coloca ovos! Nas escolas, as professoras fazem uma festinha explicando o sentido da Páscoa, dizendo que é por causa de Jesus que nós a comemoramos ou vestem as crianças de coellhinho e distribuem ovos de chocolate? O ensinamento que deveria ser dado na Páscoa é dado no Natal, ou melhor, na farsa do Natal (Leia "A Pura Verdade Sobre O Natal"). Outro meio que serve para massificar a idéia do "coelhinho da Páscoa" na mente das crianças é a TV, as propagandas que falam sobre os ovos de páscoa e usam a imagem de um coelhinho "fabricando os ovos".
Muitas outras coisas ainda ajudam a esconder a maravilhosa verdade sobre a Páscoa das crianças: Outdoors, Cartazes, encartes nos jornais de domingo etc.
Leia com atenção o texto abaixo da The Grolier Multimedia Encyclopedia 1997, que fala sobre a Páscoa:
"De acordo com The Venerable Bede, o nome da Páscoa (em inglês Easter) é derivado do festival pagão da primavera, da deusa anglo-saxã Eostre, e muitos costumes folclóricos associados com a páscoa (por exemplo, ovos de páscoa), são de origem pagã.
O dia de Páscoa é atualmente determinado pelo primeiro domingo após a lua cheia em/ou após 21 de março. As Igrejas Ortodoxas Orientais, contudo, preferem seguir o Juliano ao Calendário Gregoriano, então sua celebração cai normalmente algumas semanas depois da Páscoa Ocidental. A Páscoa é precedida pelo período de preparação chamado de Quaresma." (The Grolier Multimedia Encyclopedia, 1997. Trexo traduzido por Irlan de Alvarenga Cidade).
Em que caminho estamos educando as nossas crianças? No cristianismo ou no paganismo? Estamos cumprindo a palavra de Deus? Veja o que ela diz:
"Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim também nele andai, arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, abundando em ação de graças." (Colossenses 2:6-7)
" Porque, desde a infância sabes as sagradas letras, que podem necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido." (Hebreus 5:12)
"O qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo" (colossenses 1:28)
Devemos prestar mais atenção em pequenos detalhes que podem se transformar em uma bola de neve no futuro, afetando na vida espiritual e devocional de nossos filhos. Pense Nisso.

0 comentários:

Postar um comentário